quarta-feira, 4 de junho de 2008

Benefícios do Oracle SCM

O SCM, Software Configuration Manager, é oferecido pela Oracle como parte do contrato Premier Support. O SCM é um framework para obtenção e centralização de informações sobre configuração de ambientes que possuem produtos Oracle. A equipe de suporte a produtos Oracle utiliza essas informações para análise e resolução de incidentes.

Verificações sobre o ambiente, como alertas de segurança, alertas em geral e situação atual do ambiente, são notificadas proativamente. Estas notificações permitem um controle maior sobre o ambiente Oracle, impedindo que incidentes conhecidos tornem-se críticos.

Segundo a Oracle as informações do ambiente do cliente, disponíveis a sua equipe de suporte estão estritamente limitadas aos ítens de configuração de produtos Oracle. Entretanto cabe ressaltar que para configurar o SCM é necessário informar a senha de um usuário com perfil SYSDBA (controle total do banco de dados). O SCM utiliza Secure Socket Layer (SSL), HTTPS e criptografia 128-bit para garantir a segurança das informações de configuração. Informações operacionais, negócio e dados pessoais dos usuários nunca são coletados.

A informações coletadas pelo SCM são: identificação dos ambientes onde residem os produtos oracle, componentes oracle disponíveis naquele ambiente, ítens de configuração desses componentes. Por exemplo, para os componentes do tipo banco de dados, a equipe de suporte oracle terá acesso a informações sobre ítens de banco, tais como: SGA, nome do banco, tablespaces, datafiles, redo log files, control files, lista de usuários dos bancos.

Obter nomes de bancos, tablespaces, datafiles e lista de usuários de banco de dados, pode ser considerado uma falha na segurança. Tudo depende de análise de especialistas em segurança da informação. Em geral, a identificação desses ítens revelam nomes de produtos concorrentes instalados no ambiente do cliente, contas sigilosas de usuários especiais. Entretanto cabe ressaltar que informações desta natureza já são enviadas a equipe de suporte da Oracle, via RDA, Remote Diagnostic Agent.

A instalação do SCM é extremamente simples. Consiste em dezipar em um diretório o instalador do SCM obtido no site da Oracle. Em seguida, deve-se executar o programa configCCR informando o CSI (Customer Support Identifier), identificação de acesso ao Oracle Metalink (Service Desk da Oracle) e a sigla do país (exemplo: br). Ao instalar o SCM, o configCCR obtém a versão atualizada do SCM, instala o SCM e registra imediatamente o ambiente do cliente no servidor SCM, localizado na Oracle.

Além de registrar ambientes no SCM, o administrador deve registrar os bancos de de dados e servidores de aplicação. Esse registro deve ser realizado executando o script installCCRSQL.sh. Em seguida, execute a faça a primeira e coleta e envio de ítens de configuração ao SCM, executando o comando emCCR collect. As demais coletas serão executadas diariamente, via programa de execução automática de tarefas do sistema operacional (exemplo: cron).

Para utilizar o aplicativo SCM, o administrador de bancos de dados deve acessar o endereço https://csm.oracle.com/CSP/ui/index.html, informando o nome do usuário e a senha de acesso ao Metalink.

O uso do SCM deve reduzir significativamente o tempo de atendimento a incidentes de bancos de dados e de servidores de aplicação, pois a interação entre DBA e Suporte Oracle será menor, ou seja, haverá mais especialistas tratando menos incidentes, ou quem sabe, menos especialistas tratando menos incidentes.

Leia mais em: Oracle Data Sheet

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