domingo, 13 de julho de 2008

Internet e Disponibilidade de Servicos

Banco de dados e Internet tem possibilitado o compartilhamento de informações extendendo o acesso à aplicações de banco de dados a organizações e comunidades em todo o mundo. Esta extensão ressalta a importância da alta-disponibilidade em soluções de gestão de dados. Tanto os pequenos negócios quanto empresas multinacionais possuem usuários espalhados pelo mundo e, conseqüentemente necessitam acessar bases de dados 24 horas por dia. Sem acesso às bases de dados, operações param, vendas são perdidas. Os usuários que tornaram mais dependentes dessas soluções, que agora demandam acordos de nível de serviço com departamentos de tecnologia da informação.

Empresas tem usado a infraestrutura de TI para oferecer vantagem competitiva, aumentam a produtividade, encoraja usuários tomar decisões mais rápidas e baseadas em informações precisas. Todavia, com esses benefícios aumenta a dependência da infraestrutura. Se uma aplicação crítica torna-se indisponível, então todo o negócio pode transformar-se num jogo da sorte. Vendas e clientes podem ser perdidos, penalizações e multas podem ser aplicadas, a imagem da empresa pode ser afetada e consequentemente causa perdas no mercado de ações. Torna-se crítico examinar quais fatores que determinam como seus dados protegidos a maximizam a disponibilidade aos usuários.

Indicadores de disponibilidade mede a disponibilidade de uma aplicaçao, serviço ou funcionalidade. Esses indicadores são mensurados pela percepção do usuário final. Usuário detestam indisponibilidade de dados e, em geral, não entendem ou se preocupam em diferenciar complexidades entre componentes.

Confiabilidade, recuperabilidade, tempo de detecção de erro e monitoração contínua dos serviços são caracteristicas primárias de soluções de alta-disponbilidade. Um ambiente de alta-disponibilidade deve ser transparente a maioria da falhas, prover rotinas, pre-definidas, de medição preventiva, prover monitoração proativa e rápida identificação de falhas, recuperação rápida e automatizada, proteção de dados para evitar perdas indesejáveis, implementar melhores práticas de gestão de TI, prover alta-disponibilidade para cumprir acordo de níveis de serviço.

A importância da alta-disponibilidade varia de uma aplicação para outra. Todavia, a necessidade de oferecer melhoria nos níveis de disponibilidade aumenta a cada dia, com o objetivo de prover vantagens competitivas. Na maoria dos casos, novas solução são baseadas em acesso a dados de negócio. Quando o dado não é acessado, isto pode causar interrupções em fucionalidades da aplicação. Isto pode causar queda de produtividade, afetar o relacionamento com clientes, publicidade negativa, ações judiciais.

Quando aplicação do tipo missão-crítica torna indisponível, empresas são colocadas na berlinda. Nem sempre é fácil calcular da queda de serviços. Consumidores insatisfeitos, empregados parados e publicidade negativa casam prejuísos não mensuráveis em moeda.

A empresas sabem da importância da alta-disponibilidade de serviços de TI. Conseqüentemente, cada dia investem mais em soluções de segurança em infraestrutura, embora saibam que investir somente em TI não é tudo. Por exemplo, uma eventual greve dos Correios pode afetar profundamente os negócios de empresas que utilizam esse serviço para vender seus produtos via Internet, mas isto já é um outro assunto.

Nenhum comentário: