segunda-feira, 14 de julho de 2008

Processo de Instalacao do Oracle Clusterware

O Oracle Clusterware é distribuído como parte integrante do produto Oracle Database. O Oracle Universal Installer (OUI) o instala em uma estrutura específica a qual pode referenciada como CRS_home. Devido ao fato do Oracle Clusterware realizar tarefas específicas do sistema operacional, há necessidade de conceder privilégios de superusuário para alguns de seus componentes

Antes de instalar o Oracle Clusterware, recomenda-se executar o Cluster Verification Utility (CVU) para certificar-se de que o ambiente possui todos os requisitos de instalação do Oracle Clusterware. O OUI também roda automaticamente o CVU ao final da instalação para verificar seus requisitos. Ele simplifica a instalação, configuração e demais tarefas pertinentes ao processo de instalação através de identificação de problemas relacionados ao ambiente clusterware.

Durante a instalação do Oracle Clusterware, deve-se identificar três endereços IP para cada node da arquitetura cluster. Um endereço IP para a interconexão privada e outro para a interconexão pública. O terceiro é um endereço IP virtual ao qual o cliente usará para conectar-se em cada instance.

O processo de instalaçao do Oracle Clusterware cria no storage os arquivos voting disk e OCR. Se selecionada a opção para redundância normal, então automaticamente o Oracle Clusterware manterá uma cópia desses arquivos para evitar o incidente Único Ponto de Falha. A redundância normal evita também a necessidade de soluções de redundância normalmente oferecidas pelo fornecedor do ambiente storage. Quando usamos redundância normal, o Oracle Clusterware automaticamente mantém duas cópias do arquivo OCR e três cópias do arquivo voting disk.

Se você escolher redundância externa para gravação dos arquivos OCR e voting disk, então para que se tenha redundância é necessário configurar espelhamento RAID em seu subsistema de discos para o incidente evitar Único Ponto de Falha.

Nenhum comentário: