segunda-feira, 14 de julho de 2008

Oracle RAC e Oracle Clusterware

Um cluster é composto de múltiplos computadores ou servidores interligados, mas que aos olhos dos usuários e aplicação aparentam ser apenas um servidor ou computador. O Oracle Database Real Cluster Application (Oracle RAC) possibilita a clusterização de bancos de dados Oracle. O Oracle RAC utiliza o Oracle Clusterware na criação da infraestrutura de interligação de multiplos servidores para estes trabalhem de forma sincronizada, como se fosse um único sistema.

O Oracle Clusterware é uma solução portável de gerenciamento de cluster e é um componente indispensável ao uso do Oracle RAC. Além disso, o Oracle Clusterware pode ser usado em single instance e RAC para ambientes que necessitem alta-disponibilidade. O Oracle clusterware possibilita a criação de um pool de storage para uso de sngle-instance e RAC databases.

Para utilizar o Oracle Clusterware é necessário que o sistema operacional esteja certificada para Oracle RAC. Todavia você pode utilizar clusterware de terceiros, caso estejam certificados para Oracle RAC.

O relacionamento entre banco e single-instance é de 1 para 1. Em ambientes Oracle RAC, esse relacionamento é de 1 para vários. Combinar capacidade de processamento de múltiplos servidores pode resultar em aumento significativo de taxa de transferência, de escalabilidade e de disponibilidade. Em ambientes Oracle RAC, cada instance normalmente roda em servidores separados.

A tecnologia Oracle RAC permite alta-disponibilidade e escalabilidade para todos os tipos de aplicação. A infraestrutura Oracle RAC é fundamental para implementação de arquitetura grid. Com o Oracle RAC é possivel agrupar pequenos servidores transformando-os em cluster. Isto resulta na criação de ambientes escaláveis e que podem suportar aplicativos de missão crítica, sem alteração de códigos.

Nenhum comentário: