terça-feira, 15 de julho de 2008

Visão Geral do Oracle ASM

Automatic Storage Manager (ASM) é um gerenciador de volumes e ao mesmo tempo um sistema de arquivos para banco de dados Oracle o qual suporta configurações do tipo single-instance e RAC. O ASM é uma solução alternativa de gerenciamento de volume de discos, sistemas de arquivos e raw devices.

O ASM utiliza agrupamento de discos para armazenar arquivos de dados; um ASM disk group nada mais é do que uma coleção de discos os quais o ASM gerencia como se fosse apenas uma unidade de disco. Dentro de um disk group, os arquivos de banco de dados Oracle são apresentados em uma interface semelhante ao sistema de arquivos unix e linux. O conteúdo dos arquivos são eventualmente redistribuidos para evitar gargalos e garantir estabilidade de desempenho. Seu desempenho é semelhante ao desempenho de raw devices.

Voce pode adicionar ou remover discos de um disk group sem interromper o serviço de banco de dados. Quando você remove ou adiciona discos de um disk group, o ASM automaticamente redistribui os arquivos e, conseqüentemente elimina a necessidade de parada de serviços para redistribuição de conteúdos.

O gerenciador ASM possui flexíveis opções de espelhamento. ASM normal e alta redundância de disk groups, espelhamentos tipo two-way e three-way respectivamente. Permite o uso de redundância externa do tipo RAID.

O ASM também utiliza o Oracle Managed Files (OMF) para simplificar o gerenciamento de arquivos banco de dados. O OMF automaticamente cria os arquivos em sua respectivas pastas. Além disso, atribui nomes aos arquivos e remove-os, defragmentando áreas de disco, quando as tablespaces ou arquivos são excluídos.

O ASM simplifica as tarefas de administração de storage consolidando os dados de storage em um reduzido grupo de discos. Isso possibilita a unificação do storage para diversos bancos de dados e oferece melhorias de desempenhos dos processos de leitura e gravação em discos.

Os arquivos ASM podem ser configurados com outros gerenciadores de storage , como raw devices e sistemas de arquivos de terceiros. Isto simplifica a integração do ASM com os demais sistemas de armazenamento já existentes.

Nenhum comentário: